. A sala de aula deve estar conectada com o mundo moderno em que vivemos”, resume o professor William James Erthal, que leciona matemática em escolas de dois municípios da região serrana do Rio Janeiro. “Durante todo o dia, o aluno está conectado a um mundo de informações, comunicação e entretenimento. Espera-se que ele também […]
. Parece uma sala de aula comum: um professor fala na frente dos estudantes, que acompanham com anotações. Seria uma aula rotineira, não fosse uma diferença: a lousa é eletrônica – uma raridade no Brasil. De acordo com um estudo mundial divulgado em maio pela consultoria britânica Future Source, apenas 2% das lousas das escolas […]
. Pesquisa aponta tendências para o uso de tecnologia na educação e como os educadores interagem com essas ferramentas A formação e atualização de professores está ligada ao uso de recursos digitais nas escolas. É isso o que aponta a primeira etapa do relatório Tendências da Vida Virtual na Educação (TVVE), produzido com o apoio […]
. When looking at how engaged students are in playing games, it makes sense to capture some of the ideas that game designers use to engage the player. This idea of applying gaming mechanics to non-game situations is known as gamification. What defines a game is having a goal or objective. However almost all games […]
. Students perform better if they share an iPad with another student as opposed to having one all to themselves, according to a new study. Though schools nationwide have ramped up their efforts to introduce technology in the classroom, there’s just a small body of evidence on the benefits for students. Now a new study […]
. Além de estimular o raciocínio lógico, a linguagem de computação possibilita um uso inteligente da tecnologia em sala de aula A turma da Cyber Rex e seu robô campeão: tecnologia que se aprende na prática. Dez horas da manhã de uma quinta-feira e a Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, em Curitiba, fervilha com as […]
. A programação tem figuras femininas importantes, como Ada Lovelace, considerada a primeira programadora da história, e Grace Hopper, que inventou o primeiro compilador de linguagens de programação. Porém, atualmente a disparidade de gêneros na indústria de tecnologia é muito grande, com as mulheres ocupando apenas algo entre 10% e 30% dos cargos. Pensando nisso, […]
. A Escola Politécnica Federal de Lausana, na Suíça, desenvolveu um método que utiliza robôs para ensinar alunos do ensino fundamental a escrever. Mas, ao contrário do que se pode imaginar, quem ensina são as crianças. Usando o método de aprendizagem através do ensino, o projeto conta com tablets e robôs humanóides com algoritmos que […]
. O Christus é destaque no jornal O Povo! A reportagem ressalta a importância do curso de Robótica e da disciplina de Programação, ambos oferecidos pelo Colégio. O estudo e a prática dessas disciplinas ainda durante a idade escolar favorecem o desenvolvimento do raciocínio lógico, a evolução em disciplinas como Física e Matemática e a […]
Cerca de 40% das escolas particulares já utilizam a tecnologia. Agora, os livros didáticos são substituídos pela plataforma digital. O mercado de livros digitais didáticos, os chamados e-books, está em expansão no Brasil. Os alunos de 40% das escolas particulares do país já usam essa tecnologia para aprender. As crianças mal sabiam ler, mas já […]