A Escola Politécnica Federal de Lausana, na Suíça, desenvolveu um método que utiliza robôs para ensinar alunos do ensino fundamental a escrever. Mas, ao contrário do que se pode imaginar, quem ensina são as crianças. Usando o método de aprendizagem através do ensino, o projeto conta com tablets e robôs humanóides com algoritmos que imitam a aprendizagem humana.
Os robôs ‘desenham’ a partir de um banco de dados com amostras de caligrafia que incorporam erros comuns para as alunos em faixas de aprendizagem específicas. A escrita é reproduzida em tablets que as crianças podem corrigir utilizando uma caneta.
O programa piloto foi testado nas salas de aula com crianças de 6 a 8 anos de idade e individualmente por um mês com uma criança de 6 anos, durante uma hora por semana. Até agora, os resultados foram bastante promissores.
A ideia é oferecer uma opção para educadores e pais, usando um modelo com um aluno robótico que melhora gradualmente. É possível também programar a máquina para que ela aborde dificuldades específicas de um estudante, como a escrita de determinadas letras e palavras.
“O objetivo é fornecer uma ferramenta que possibilite aos professores desempenhar um novo papel na sala de aula: o de um estudante que sabe menos ainda que o estudante mais lento na classe”, explica Séverin Lemaignan, um dos autores do projeto.
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