Escolher se deseja ou não voltar ou mandar seu filho de volta às atividades presenciais na instituição de ensino pode ser muito difícil. Para pesar as decisões sobre o retorno às aulas presenciais, é importante considerar as necessidades e situação únicas de sua família e seu nível de conforto com as medidas que sua instituição está tomando para reduzir a propagação da COVID-19. Algumas considerações podem incluir os riscos específicos para os membros de sua família se você ou seu filho for infectado na escola, bem como o acesso a programas de refeições escolares, serviços sociais, serviços de creche, atividades extra-curriculares, apoio sócio-emocional de colegas e educadores, e transporte escolar. As perguntas contidas nesta ferramenta foram elaboradas para ajudá-los a pesar os riscos e benefícios das opções educacionais disponíveis antes de tomar a decisão. Reconhecendo que pode haver muitas incógnitas, responda cada pergunta com um “x” na coluna que reflete mais a sua realidade e de sua família hoje. Quando você terminar, revise suas respostas. Lembre-se, cada família é diferente, portanto, certas perguntas podem ser particularmente importantes para você. Várias verificações nas colunas “Inseguro” ou “Discordo” podem justificar uma conversa com administradores escolares, seu provedor de saúde ou seu empregador. Se achar importante, você também pode usar a ferramenta para demonstrar suas preocupações e sugestões aos administradores escolares. Esse documento não pode servir como documento de autorização dos pais para a participação dos filhos na retomada das aulas presenciais. Se você, seu filho ou um membro de sua família tiver sido diagnosticado com COVID-19 ou está com suspeita, por favor, siga as diretrizes das autoridades de saúde e permaneça em casa até que os critérios para descontinuar o isolamento domiciliar tenham sido atendidos.
De volta à instituição de ensino
Estas perguntas abordam seus pontos de vista sobre como a sua instituição de ensino está se preparando para o ano letivo de 2020-2021. Se você estiver inseguro para responder a qualquer item relativo ao plano de sua instituição, considere contatar o administrador da instituição para obter mais informações.
Eu me sinto confortável com os planos de reabertura de minha instituição de ensino para reduzir o risco
de propagação da COVID-19.
( )Não se aplica ( )Discordo ( )Não sei ao certo ( ) Concordo
Acredito que minha instituição de ensino tem os recursos necessários para implementar efetivamente seu
plano de reabertura (por exemplo, pessoal, suprimentos, treinamento).
( )Não se aplica ( )Discordo ( )Não sei ao certo ( ) Concordo
Eu me sinto confortável com o plano de minha instituição de ensino se um aluno ou profissional der positivo
no teste COVID-19.
( )Não se aplica ( )Discordo ( )Não sei ao certo ( ) Concordo
Creio que minha instituição de ensino tem um plano para fornecer um programa eficaz de instrução todos
os dias da semana escolar regular (geralmente cinco dias).
( )Não se aplica ( )Discordo ( )Não sei ao certo ( ) Concordo
Estou satisfeito com a forma como minha instituição de ensino se comunica com as famílias sobre as
mudanças que ela está considerando.
( )Não se aplica ( )Discordo ( )Não sei ao certo ( ) Concordo
Estou satisfeito com a forma como minha instituição de ensino está lidando com as preocupações e perguntas dos alunos, pais ou responsáveis.
( )Não se aplica ( )Discordo ( )Não sei ao certo ( ) Concordo
O aluno (eu ou meu filho) sabe como usar corretamente uma cobertura facial de pano e compreende a
importância de fazê-lo.
( )Não se aplica ( )Discordo ( )Não sei ao certo ( ) Concordo
O aluno (eu ou meu filho) pode usar uma cobertura facial de pano por um longo período de tempo, se
exigido pela instituição de ensino.
( )Não se aplica ( )Discordo ( )Não sei ao certo ( ) Concordo
O aluno (eu ou meu filho) tem um meio de transporte confiável para ir à instituição de ensino (por exemplo, ônibus escolar, carro partilhado, passeio/bicicleta, transporte público).
( )Não se aplica ( )Discordo ( )Não sei ao certo ( ) Concordo
Sinto-me confortável com a forma como esse modo de transporte para ir à instituição de ensino está reduzindo o risco de propagação da COVID-19 (por exemplo, diminuição da capacidade de ônibus/trânsito, uso de máscaras, aumento das práticas de limpeza e desinfecção).
( )Não se aplica ( )Discordo ( )Não sei ao certo ( ) Concordo
Viabilidade do aprendizado à distância/em casa
As perguntas desta seção avaliam se o aprendizado seria viável para você e seu filho.
Sou capaz de trabalhar enquanto meu filho não está na instituição de ensino (ou seja, ainda posso fazer meu trabalho com sucesso ou posso teletrabalhar).
( )Não se aplica ( )Discordo ( )Não sei ao certo ( ) Concordo
Tenho acesso à internet confiável e a um dispositivo, como um computador ou tablet, que o aluno (eu ou meu filho) pode utilizar para o aprendizado virtual.
( )Não se aplica ( )Discordo ( )Não sei ao certo ( ) Concordo
Eu posso supervisionar ou identificar alguém que possa supervisionar meu filho durante períodos de aprendizagem virtual/em casa.
( )Não se aplica ( )Discordo ( )Não sei ao certo ( ) Concordo
O aluno (eu ou meu filho) tem um espaço onde eu moro livre de distrações durante o horário escolar.
( )Não se aplica ( )Discordo ( )Não sei ao certo ( ) Concordo
Minha instituição de ensino oferece uma opção de aprendizagem virtual que permite que os alunos tenham interações em tempo real com seus professores (por exemplo, tenham instrução ao vivo).
( )Não se aplica ( )Discordo ( )Não sei ao certo ( ) Concordo
O estilo e as necessidades de aprendizagem meu ou de meu filho são compatíveis com os modos digitais de aprendizagem.
( )Não se aplica ( )Discordo ( )Não sei ao certo ( ) Concordo
Bem-estar acadêmico e sócio emocional
O aluno (eu ou meu filho) poderá acompanhar academicamente o aprendizado à distância/em casa.
( )Não se aplica ( )Discordo ( )Não sei ao certo ( ) Concordo
O aluno (eu ou meu filho) receberá educação de qualidade através do aprendizado à distância/em casa.
( )Não se aplica ( )Discordo ( )Não sei ao certo ( ) Concordo
O aluno (eu ou meu filho) estará suficientemente envolvido durante períodos prolongados de aprendizagem à distância/em casa.
( )Não se aplica ( )Discordo ( )Não sei ao certo ( ) Concordo
O aluno (eu ou meu filho) será capaz de permanecer socialmente conectado durante períodos prolongados de aprendizagem à distância/em casa.
( )Não se aplica ( )Discordo ( )Não sei ao certo ( ) Concordo
Se o aluno (eu ou meu filho) precisa de dispositivos de comunicação adaptativos especializados, equipamentos ou auxiliares de aprendizagem, eu posso tê-los onde moro.
( )Não se aplica ( )Discordo ( )Não sei ao certo ( ) Concordo
Serviços baseados em escolas
As perguntas abaixo revisam alguns serviços escolares que sua família pode estar utilizando. Você pode querer considerar se você pôde acessar estes serviços através de uma opção de aprendizagem à distância/em casa, sua satisfação com os serviços até o momento, e se você prefere receber estes serviços na instituição de ensino. Se você ou seu filho estiver sob maior risco de doenças graves e depender de serviços baseados na instituição de ensino que só estão disponíveis no local, você pode querer ter conversas adicionais com sua instituição para tratar de preocupações que possa ter.
Se o aluno (eu ou meu filho) tem um Programa de Educação Individualizada (IEP) ou outro plano de aprendizagem ou comportamento especializado…
( )Não se aplica ( )Discordo ( )Não sei ao certo ( ) Concordo
O aluno (eu ou meu filho) é capaz de receber as acomodações de aprendizagem IEP necessárias através de uma opção de aprendizagem à distância/em casa que atende às necessidades de minha família.
( )Não se aplica ( )Discordo ( )Não sei ao certo ( ) Concordo
Se o aluno (eu ou meu filho) recebe serviços de aprendizagem na instituição de ensino (por exemplo, aulas particulares antes ou depois da aula curricular) …
( )Não se aplica ( )Discordo ( )Não sei ao certo ( ) Concordo
O aluno (eu ou meu filho) é capaz de receber os serviços de aprendizagem necessários na instituição de ensino através de uma opção de aprendizagem à distância/em casa que atende às necessidades de minha família.
( )Não se aplica ( )Discordo ( )Não sei ao certo ( ) Concordo
Se o aluno (eu ou meu filho) recebe serviços de nutrição na instituição de ensino (por exemplo, café da manhã ou almoço escolar) …
( )Não se aplica ( )Discordo ( )Não sei ao certo ( ) Concordo
O aluno (eu ou meu filho) tem uma alternativa aos serviços de nutrição oferecidos nas instituições de ensino que atende adequadamente às necessidades de nossa família.
( )Não se aplica ( )Discordo ( )Não sei ao certo ( ) Concordo
Se o aluno (eu ou meu filho) recebe serviços comportamentais baseados na instituição de ensino (por exemplo, treinamento de habilidades sociais, terapia ocupacional, terapia da fala/linguagem) …
( )Não se aplica ( )Discordo ( )Não sei ao certo ( ) Concordo
O aluno (eu ou meu filho) é capaz de receber os serviços comportamentais necessários através de uma opção à distância/em casa que atende às necessidades de minha família.
( )Não se aplica ( )Discordo ( )Não sei ao certo ( ) Concordo
Se o aluno (eu ou meu filho) recebe serviços de saúde emocional ou mental baseados na instituição de ensino…
( )Não se aplica ( )Discordo ( )Não sei ao certo ( ) Concordo
O aluno (eu ou meu filho) é capaz de receber os serviços necessários de saúde emocional ou mental através de uma opção à distância/em casa que atende às necessidades de minha família.
( )Não se aplica ( )Discordo ( )Não sei ao certo ( ) Concordo
Se o aluno (eu ou meu filho) comparecer aos cuidados (incluindo clubes e atividades após a aula curricular) fornecidos pela instituição de ensino…
( )Não se aplica ( )Discordo ( )Não sei ao certo ( ) Concordo
O aluno (eu ou meu filho) tem uma alternativa para os serviços de assistência pós-vida prestados pelas instituições de ensino que atende adequadamente às necessidades de minha família
( )Não se aplica ( )Discordo ( )Não sei ao certo ( ) Concordo